Izzo Musical

English

Cuidados com a sua guitarra!

16/02/2011

 

Cuidados  com a sua guitarra!

Por Davi Filho

   








Vou dar umas dicas sobre alguns cuidados que você deve ter com sua guitarra para preservar suas qualidades.

1) Após a compra, leve seu instrumento a um luthier confiável (profissional especializado em manutenção e construção de instrumentos musicais) pois muitas vezes ele vem desregulado (cordas altas, problemas de entonação, trastejamento...) - o que prejudica o som e a tocabilidade.

2) Trate sua guitarra com carinho! Cuidado para não batê-la, guarde-a numa bag, em local adequado, seguro e sem riscos de queda. Se você tiver que dizer "já volto" para o seu instrumento, não o deixe "em pé" em cima do sofá ou cadeiraou ainda, "equilibrado" em algum lugar. 

3) Mantenha sua guitarra sempre limpa! Para limpar o corpo, espaços entre os captadores e as cordas utilize uma flanela seca! Nada de lustra-móveis e outros produtos de limpeza!!! Para prolongar a vida útil das cordas, recomendo a limpeza (não apenas por cima, mas por baixo também) com um pano de limpeza tipo Perfex (pois não solta fiapos) toda a vez que acabar de tocar!

4) Troque as cordas sempre que você notar que estão ficando oxidadas! Se você deixar sua guitarra com as cordas velhas, pode acabar prejudicando os trastes! Isso diminui a vida útil dos mesmos e provavelmente aumenta a sua conta a pagar na próxima visita ao luthier!
Obs: a durabilidade das cordas e o desgaste dos outros componentes de metal da guitarra varia de pessoa a pessoa. Vai depender da quantidade de ácido úrico contida no suor. Limpe sempre os componentes de metal do instrumento (tarraxas, ponte, pólos dos captadores, parafusos...) com umaflanela e as cordas com Perfex. Para conservação das cordas, recomendo alguns produtos como o GHS Fast Fret e o Dunlop String Cleaner & Conditioner. Eles servem para prolongar a vida útil das cordas enquanto não estão oxidadas, ou seja não ressucitam e não recuperam o timbre das cordas já velhas.

5) Nunca deixe sua guitarra exposta por muito tempo ao sol ou em ambientes com altas temperaturas como por exemplo, no porta malas do carro em um dia de sol. Se isso ocorrer haverá chance de o braço da guitarra empenar.

6) Conheça bem as partes de seu instrumento pois isso faz com que você tire maior proveito dele, saiba suas limitações e consiga conversar melhor com seu luthier sobre possíveis problemas e cuidados.

Esses são alguns dos cuidados básicos! Assim você já consegue dar uma melhora significativa na qualidade de vida da sua guitarra!
Copyright 2017 © Izzo Musical. Todos os direitos reservados. » by vm2